O NUBIC (antigo NAP-CG) reúne pesquisadores em biociências e pesquisadores em bioinformática para pesquisa e trabalho conjunto em projetos de ciências genômicas. O princípio organizador do núcleo são projetos motores, que são projetos com base genômica, com necessidades sofisticadas de bioinformática, e liderados por participantes do NUBIC.
A “revolução genômica”, tendo se iniciado com os sequenciadores ABI na década de 90, continua em ritmo exponencial. Em consequencia dessa revolução as ciências genômicas passaram a permear várias das tradicionais áreas da ciência, tais como a biologia molecular, a bioquímica, a microbiologia, a genética, a medicina, o estudo das moléstias infecciosas, a veterinária, a estatística, e a computação. Assim sendo observa-se na USP em particular, e em instituições acadêmicas mundo afora de uma forma geral, que passaram a existir interesses comuns entre pesquisadores dessas disciplinas tradicionais sediados em diferentes departamentos. A existência dos departamentos em muitos casos dificulta a interação entre esses pesquisadores. A criação do NUBIC facilita essa interação e cria a oportunidade para o desenvolvimento de novos projetos.
Lista dos participantes do NUBIC
O atual portfolio de projetos motores do NUBIC é o seguinte (entre parênteses o líder do projeto):
- transcritoma da retina para estudo da angiogênese (Ricardo Giordano)
- transcritoma de RNAs não codificadores em linhagens celulares humanas (Sergio Verjovski Almeida)
- estudo de regulação gênica em Halobacterium salinarum (Tie Koide)
- estudo dos efeitos genômicos da seleção natural em populações humanas (Diogo Meyer)
- estudo da influência de elementos de transposição na arquitetura de genomas eucarióticos (Ricardo de Marco)
- metagenômica de nichos ecológicos do parque zoológico de São Paulo (João Carlos Setubal)
- genômica do patógeno de plantas Xyella fastidiosa (Aline Maria da Silva)
O NUBIC convida pesquisadores da USP que tenham atividade de pesquisa em ciências genômicas a submeterem projetos motores. Para isso basta mandar uma mensagem ao coordenador do NUBIC, professor João Carlos Setubal (setubal arroba iq ponto usp ponto br).